Free songs

Cachaça, a água que oferece perigo

Elas são parte da gastronomia brasileira e fazem muito sucesso também no exterior. As cachaças e aguardentes de cana, porém, podem fazer mal a saúde. E não estamos falando apenas da desagradável ressaca no dia seguinte. A PROTESTE, a maior associação de defesa do consumidor na América Latina, testou dez marcas e cinco apresentaram carbamato de etila – uma substância classificada como “ provável agente cancerígeno” – acima dos níveis aceitáveis e, por isso, recomenda muita atenção na hora de comprar sua cachaça preferida. Isso não quer dizer que se tomar uma dose da cachaça que normalmente consome, ficará predisposto a um câncer, mas é melhor para sua saúde optar por uma marca com baixos teores, já que estudos científicos em animais associam esta substância a um aumento da incidência de diversos tipos de tumores.

18032013_cachaçaO carbamato está presente em alimentos fermentados, como bebidas alcoólicas destiladas, e sua ingestão deve ser a menor possível. O valor aceitável estipulado no Brasil, mas que ainda não está em vigor, é de, no máximo, 150 μg/l (micrograma por litro). 

Rótulos das bebidas estão adequados:

Também foram avaliadas a rotulagem das marcas que estavam conformes quanto aos teores de carbamato de etila. Verificamos informações que a legislação exige e outras consideradas importantes, como número do lote, data de fabricação, nome e endereço do fabricante, ingredientes, registro no Ministério da Agricultura, Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), grau alcoólico e alerta para que se evite o consumo excessivo de álcool. Todas as informações exigidas por lei constam nos produtos testados.

Quanto à graduação alcoólica, todas foram consideradas muito boas, já que não encontramos diferença entre o valor informado no rótulo e o que medimos em laboratório.

Vale ressaltar que a  PROTESTE não informou os resultados das avaliações feitas nesses produtos, uma vez que não indica seu consumo. Quanto a rotulagem dos demais.  O fato de termos encontrado o carbamato de etila, classificado como “provável agente cancerígeno”, em metade das marcas avaliadas não significa que você poderá ter câncer apenas por tomar uma dose de cachaça ou caipirinha. De qualquer forma, é melhor optar por uma marca com baixos teores da substância

Voltar ao topo