Free songs

Computadores: qual a melhor opção na hora da compra?

Quando planejamos comprar um computador novo, nos deparamos em saber qual a melhor opção da atualidade, melhor tecnologia, o que vai melhor atender as necessidade e, é claro, com menor custo. As ofertas estão por todos os lados. O computador de mesa ou Desktop, o Notebook, Netbook e o mais atual, Ultrabook.

Vitrine Brasil destaca o que cada uma dessas máquinas tem a oferecer para lhe ajudar na escolha da melhor opção.

1380125222_549604588_1-Fotos-de--Computador-de-mesaComputador de Mesa

O computador de mesa, ou Desktop como também é chamado, é uma boa opção para o uso mais intenso. Por ser uma máquina que aceita upgrades em seu hardware (parte física) de forma ágil, tem melhor customização e possibilidade de reaproveitamento das peças. Dependendo da configuração escolhida, suporta trabalhos mais pesados. O Desktop tem diversas outras vantagens que devem ser levadas em consideração. Memórias podem ser acrescentadas a qualquer momento, permite a troca do processador (desde que seja compatível com a placa mãe), quatro ou mais HDs internos (discos rígidos) podem trabalhar em conjunto, a placa de vídeo também pode ser substituída por outra com tecnologia mais avançada, como também diversos outros itens.

Um detalhe interessante para os leigos é que a máquina pode ficar ligada durante muitos dias e sua manutenção é muito mais barata. O único inconveniente é que a máquina tem que ficar num lugar físico.

HP-notebookNotebook

O Notebook apresenta mobilidade diferente do Desktop. O usuário pode utilizá-lo em qualquer espaço ou local. É uma ótima opção para acessar a internet de qualquer lugar, fazer trabalhos, apresentações, visualizar e editar fotos e documentos. A comodidade também é algo que o usuário deve levar em conta, afinal, ele terá tudo, ou quase tudo, em um computador sem a preocupação de ter os acessórios adicionais. O problema é que para fazer upgrade é muito mais complicado e limitado. O aquecimento também pode ser um problema caso o usuário necessite utilizar a máquina constantemente em sua total capacidade.

O Notebook também suporta o trabalho pesado da mesma forma que o Desktop, porém tem o seu valor de compra mais elevado e, caso necessite de peça de reposição, não é encontrada com facilidade em qualquer loja de informática.

netbookNetbook

O Netbook virou objeto de desejo de muitos consumidores. Com seu tamanho compacto, se comparado ao notebook, ele é útil para pessoas que precisam constantemente da internet em uma máquina prática. Enquanto um Notebook pesa em média 3 kg, o Netbook tem seu peso variável entre um a 1,5 kg dependendo do fabricante. Suas dimensões também são reduzidas, dispensando assim o uso de mochilas e pastas especiais na hora de carregá-los. Pelo seu tamanho, tornou-se muito popular, principalmente, entre as mulheres. Além disso, são mais baratos que os Notebooks e Desktops, sendo que sua configuração, no entanto, é mais limitada. As portas USB, por exemplo, são poucas o que dificulta a conexão de vários acessórios. Esta máquina não é indicada para quem precisa usar programas mais pesados ou que dependam de muito processamento.

dell-xps-12Ultrabook

Ultrabook é um tipo de subnotebook (laptop ultrafino) definido por alguns fabricantes. A primeira máquina surgiu no ano de 2011 e, segundo Mooly Eden, diretor da área de computadores da Intel, os Ultrabooks muito em breve também possuirão comandos por reconhecimentos de voz, além de telas sensíveis aos toques e maior autonomia de bateria.

O Ultrabook é uma das maiores novidades no mercado mundial, tendo em vista que se propõe a processar suas tarefas e comandos com velocidade superior aos seus antecessores.

De acordo com a Intel, o Ultrabook tem três grandes vantagens em comparação aos notebooks, são elas: pouco peso, hardware mais potente e bateria com maior durabilidade. Um dos grandes atrativos é a velocidade. A máquina leva em média de 4 a 6 segundos para ser totalmente ligada, devido à presença dos discos SSD e também pela sua configuração otimizada, No geral o Ultrabook reúne algumas características de um Tablet, como por exemplo, design mais fino.

Infelizmente, para o consumidor brasileiro, o Ultrabook tem seu valor de compra alto se comparado com as outras opções. Pela metade do preço encontra-se facilmente no mercado um excelente Notebook com configuração bem avançada.

O fato é que eles ainda não são tão populares, mas aos poucos os Ultrabooks vão ocupando seu espaço, principalmente nas pastas e mochilas de quem precisa carregar consigo seus documentos digitais, como executivos e estudantes universitários. Os Ultrabooks chegam para ocupar um lugar que já foi dos Netbooks, porém, com muito mais poder de processamento, funcionalidades e tela de alta definição.

Voltar ao topo