Free songs

Ele está de volta ao nosso planeta NATIONAL KID!!!

Vitrine Brasil conta a história do herói dos anos 60 que encheu os sonhos de crianças com aventuras e muita esperança. Um tipo de esperança que não se vê mais com tanta frequência, mas que está bem lá no fundo do coração de todos nós…

O seriado foi criado em 1960, por encomenda, com a finalidade de servir de merchandising para a fábrica de eletrodomésticos National Electronics Inc., atual Panasonic. O personagem deveria ter poderes especiais, voar e lutar pela paz no mundo. Os atores eram, em alguns casos, amadores, e os episódios foram todos filmados em preto-e-branco.

tvsinopse0000024012National Kid veio do espaço vindo da sua terra natal Andrômeda. Vivia na terra como um professor cientista. Vestido com roupa espacial, capacete, máscara, capa, luva e com uma grande letra “N” estampada no peito, o herói salvava a todos e era auxiliado (ou atrapalhado) por vários personagens. O que caracterizava este super-herói era o seu modo de voar. Diferente do Super-Homem, ou qualquer outro, ele voava com os braços abertos. Com duas pistolas que emitiam apenas um tipo de luz, colocava fora de combate os seus adversários. Suas lutas corporais com seus adversários eram verdadeiras danças, e ele é um dos precursores das lutas marciais vistas hoje nos filmes do gênero.

Os personagens

Massao Hata era um pacato professor japonês que adotara as crianças Gôro, Kuraso que, em alguns momentos era chamado de Koshio, Yukio, Kioko, Tomohiro e Tiako – a mais velha que tomava conta da casa e dos menores. Havia também o cientista Dr. Nagano – chamado nos episódios dos Incas e Seres Abissais de Dr. Mizuno – e o policial Inspetor Takakura com seu assistente Doi.

Os Inimigos

Não pode haver um grande herói sem grandes inimigos… e Nacional Kid possuía muitos. Conheça a seguir um pouco de cada um deles.

Os Incas Venusianos

Seres de máscaras com orelhas pontiagudas, vestidos em um traje cor preto com a letra Z estampada na camisa, eram comandados pela imperatriz Aura e seus dois asseclas, Kábia e Vímana. A característica marcante era a sua saudação à Deusa deles, Auíca que, na versão mais moderna, foi mudada a entonação para Áwika, simbolizada por duas letras Z entrelaçadas, lembrando uma suástica invertida.

Os Seres Abissaisnational kid ilustra 2

Governados por Nelkon, o satã do Reino Abissal, andavam a bordo do submarino-monstro cujo nome Guilton. Quando este balançava as barbatanas, provocava um maremoto, daí a famosa frase: “Celacanto provoca maremoto” que foi muito pichada nas paredes naquela época. 

O Império Subterrâneo

Os seres subterrâneos eram comandados por Hellstar, Hana e o Dr. Kuroiva, para obter a localização das reservas do elemento Cobálcio na galáxia, que traria energia e poderes aos possuintes. Com seu estoque energético baixo, planejam invadir a superfície para obter energia do sol.

O Mistério do Garoto Espacial

O presidente do planeta Mirzan recebe a visita de Hellstar, que o informa da maldade dos habitantes do planeta Terra, que querem invadir o universo e usam para isso bombas atômicas. Hellstar apresenta a Terra como uma ameaça e consegue o apoio de Mirzan, tecnicamente muito desenvolvido, para atacar a Terra. Tarô, o garoto espacial, usando sua nave em forma de ovo, sai de casa em seu planeta natal para investigar se os terráqueos eram mesmo perigosos e estavam criando armas nucleares para invadir o universo.

Os Zarrocos do Espaço

Os Zarrocos são seres de narizes finíssimos que comandavam o monstro Giabra. Este só não destruiu as cidades de Tóquio, Osaka e outras menos conhecidas por intercessão do National Kid. Tarô volta a Terra em sua nave em forma de ovo, para ajudar na luta contra os alienígenas. No fim desta história, Massao Hata revela a sua identidade secreta e, com a missão cumprida, volta para Andrômeda, mas não sem antes deixar uma mensagem de paz e otimismo.

Exibição e repercussão no Brasil

Nas palavras de seu próprio produtor, que em viagem ao Brasil na década de 90, foi descoberto por um repórter que o entrevistou, disse ter se surpreendido com a popularidade que a série havia conseguido alcançar no país.

A popularidade existe até hoje: vilões como os Incas Venusianos e a expressão Celacanto provoca maremoto são derivadas da série.

E antes que perguntem: Awika, a frase que sempre aparece relacionada ao herói em tudo quanto é matéria que o cita, é o nome do Deus dos Incas. Na série, é um tipo de cumprimento usado pelos venusianos sempre cruzando os antebraços na altura do peito. Então… AWIKA!!!

Voltar ao topo