Free songs

Zorro A máscara e suas histórias

guy_williams2O herói mascarado Zorro foi criado em 1919 pelo escritor Johnston McCulley, e apresentado pela primeira vez na revista norte-americana All Story Weekly com o nome de “The Curse of Capistrano” (A Maldição de Capistrano), e logo conquistou seu espaço. O sucesso foi tão grandioso que rapidamente foi transformado em diversos livretos contendo várias historietas traduzidas para mais de 26 idiomas diferentes, o que resultou em chamar a atenção dos cineastas. Imediatamente o fenômeno literário chegou ao cinema no ano de 1920, num filme mudo chamado “The Mask of Zorro” (A Máscara do Zorro), protagonizado pelo ator Douglas Fairbanks.

O filme não obteve grande repercussão, mas foi o responsável por inaugurar as características marcantes do herói, como a espada, o chicote, a máscara e a famosa marca “Z”, que originalmente não existia nos contos de McCulley.

O sucesso real de Zorro chegou somente num filme de 1940, num revival de 1920, também chamado de “The Mask of Zorro“, dirigido por Rouben Mamoulian e produzido pela 20th Century Fox. O filme foi apontado por muitos autores como o primeiro a realmente criar uma verdadeira identificação do herói mascarado com o público.

Curiosamente, pouco tempo depois, em 1944, surgiu um filme serial produzido pela Republic Pictures chamado “Zorro´s Black White“, em que o personagem era interpretado pela atriz Linda Sterling como Barbara Meredith, que lutava contra os criminosos que conspiravam contra a criação do Estado de Idaho. O filme iniciou com o irmão de Barbara chamado Randy, que lutou disfarçadamente como o herói mascarado, mas acabou sendo assassinado e então Barbara tomou seu lugar e continuou sua luta.

Em 1949, surge outro serial chamado “Ghost of Zorro“ protagonizado por Clayton Moore. O filme não causou muito entusiasmo no cenário internacional, a não ser pelo fato de Clayton Moore, pouco tempo depois, ter protagonizado uma série chamada Lone Ranger (1949-1957), onde ele interpretava um herói também mascarado.

Em 1952, Walt Disney, que na época estava levantando financiamento para o seu novo parque temático, começou a se interessar pelas aventuras do Zorro. Chegou a negociar com algumas emissoras de televisão, mas todas solicitaram que Disney fizesse um episódio piloto da série.

Disney, como sempre, não concordou e, desta forma, o projeto foi provisoriamente suspenso. Já em 1957, Disney resolveu desengavetar o projeto para oferecer a ABC em troca de um maior financiamento ao novo parque e, assim, em abril daquele ano, o estúdio começou a recrutar o elenco para fazer o seriado.

Para interpretar o Zorro foi chamado um quase desconhecido ator chamado Guy Williams. O ator passou um bom tempo realizando rigorosos treinamentos para deixar seu corpo da forma adequada para interpretar o personagem.

Outra aquisição muito importante para série na ocasião foi à contratação de Gene Sheldon para interpretar o mordomo e amigo de Don Diego. Bernardo, como era chamado, era mudo e também se fingia de surdo para, desta forma, poder ouvir o que se diziam pelos arredores ou pelos inimigos e poder alertar Don Diego daquilo que se passava.

Foi também criado um novo personagem conhecido como Sargento Garcia, que era o auxiliar direto do malvado Capitão Monastério e também encarregado da guarnição dos soldados do forte. Garcia era um sujeito gordo, desengonçado e vivia sonhando com comida e vinho, mas não era um mal sujeito.

Com o passar dos episódios, Garcia passou a ter simpatia de Zorro e também do público, pois era um personagem responsável por toda a comicidade do espetáculo.

Sargento Garcia foi interpretado por Henry Calvin, um ator veterano que havia iniciado sua carreira bem cedo atuando em várias obras na Broadway.

Na série, a identidade do Zorro, era apenas conhecida pelo seu mordomo Bernardo e, nem mesmo seu pai, Don Alejandro, sabia da verdadeira identidade secreta do filho.

O Zorro, além de Bernardo, confiava apenas em seu cavalo negro chamado Tornado, que na realidade eram três cavalos. Os três, com habilidades especiais, participavam separadamente das cenas.

Na primeira temporada, Don Diego geralmente mostrava pouco interesse pelas donzelas e passava quase que o tempo todo atrás dos bandidos e se esquivava das belas mulheres que tentavam seduzi-lo. Mas toda essa estratégia dos produtores causou pouca melhoria de audiência e, então, Don Diego voltou a ser o mesmo homem pouco romântico do início da série.

A série do Zorro foi apresentada originalmente nos Estados Unidos pela rede ABC, entre 10 de outubro de 1957 a 2 de abril de 1961, num total de 82 episódios, com 30 minutos de duração cada, com exceção de quatro episódios que tiveram 60 minutos em três temporadas incompletas.

Voltar ao topo