Free songs

Bat Masterson do velho oeste para a The One Magazine

bat9Bat Masterson era uma série de TV do gênero western, baseada num personagem da vida real, produzida pela ZIV Television Programs Inc.

A série tinha somente Gene Barry como personagem fixo e regular, além de Bill Baldwin que fazia a narração do espetáculo. Os outros personagens consistiam em artistas convidados que  no máximo permaneciam alguns capítulos. Gene Barry ficou muito famoso por interpretar o personagem Bat Masterson. Os episódios relatavam as aventuras de Bat pelas cidades do velho oeste, sempre acompanhado de belas mulheres e defendendo os oprimidos.

Bat Masterson era elegante, cavalheiro e sempre se vestia impecavelmente de casaca, sem esquecer, é claro, seu chapéu e a bengala que servia para bater nos adversários que trapaceavam no jogo, exploravam os fracos ou ameaçavam as donzelas.

No Brasil esta série foi apresentada inicialmente pela TV Tupi de São Paulo por volta de 1960 e depois passou a ser reprisada em outros canais. Além da televisão, Bat Masterson foi lançado numa série de histórias em quadrinhos publicadas pela Ebal na década de 60.

Dizem que o nome verdadeiro do Bat Masterson – muitos detalhes de sua vida são confusos e obscuros – era William Barclays Masterson, mas outros afirmam que seu verdadeiro nome era Bartholomeu Masterson, pessoa que nasceu no dia 24 de novembro de 1853 em Quebec no Canadá.

Também existem muitas versões por ser chamado de Bat Masterson. Bat, que em inglês significa morcego, era uma abreviatura de seu nome verdadeiro, Bartholomeu.

O que se sabe de real é que Masterson era o segundo filho, de um total de cinco, e foi criado em fazendas de Nova Iorque, Illinois, Kansas e Quebec. Quando adolescente, ele e seus dois irmãos, Ed e Jim, que viviam na fazenda em Kansas, tornaram-se bons caçadores de búfalos. Enquanto viajava sozinho para o Texas, teve contato com os opressivos índios Comanche.

Masterson, também trabalhou como xerife ao lado de Wyatt Earp em Dodge City em 1876. Sua primeira atuação como homem da lei, aconteceu em Sweetwater, Texas, em 1876, quando foi atacado por um homem numa briga, supostamente por causa de uma mulher. Nessa briga Masterson recebeu um tiro na pélvis que fez com que ele andasse com uma bengala pelo resto de sua vida.

Em 1877, ele uniu-se aos seus irmãos em Dodge City, Kansas. Seu irmão Jim tornou-se seu sócio numa taberna e Ed, seu outro irmão, também se tornou um xerife. Neste mesmo ano, Masterson entrou em conflito com um marechal local e acabou sendo preso. Pouco mais tarde tornou-se xerife em Ford Country, Kansas. Nesse mesmo período, seu irmão Ed, que agora era o Delegado de Dodge City, acabou sendo morto no cumprimento do dever em nove de abril de 1878.

Masterson continuou xerife até 1879 e, em 1883, participou de um conflito no chamado Dodge City War. Em 1891, foi morar em Denver, Colorado, onde comprou o Palace Variety Theater (Teatro Palácio de Variedades) e casou-se com a atriz Emma Walters, no dia 21 de novembro de 1891.

Já casado, começou a escrever uma coluna semanal de esporte para o George´s Weekly (Semanário de George), que era um jornal local de Denver. Abriu o Olympic Athletic Club (Clube Olímpico Atlético) para promover lutas de Box. Masterson viveu no Oeste americano durante um período muito violento e, frequentemente, sem lei. Tornou-se um famoso pistoleiro devido, principalmente, a sua autopromoção. Dizem que em sua vida só matou um homem, mas contava que havia matado uma porção.

Em 1902 foi para a cidade de Nova Iorque onde foi preso numa jogatina por portar uma arma de fogo às escondidas. Foi absolvido, mas teve de pagar uma multa de $10 por carregar uma arma. Durante os anos que morou em Nova Iorque, trabalhou como colunista do New York Morning Telegraph. Neste período fazia frequentes visitas a Casa Branca. Em 1905, o então Presidente Roosevelt, designou-o como Delegado para o Distrito Sulista de Nova Iorque. Ele ficou neste cargo até que Roosevelt deixou o cargo em 1909. Masterson morreu no ano de 1921 de um ataque no coração enquanto trabalhava em sua máquina de escrever. Foi enterrado no cemitério de Woodlawn no Bronx, em Nova Iorque. Bat Masterson é também bisavô de Robert Ballard, o cientista marinho que achou os restos do Titanic em 1985.

Voltar ao topo