Free songs

Como escolher uma TV de alta definição?

Elas incluem imagens em alta definição (HD, ou high definition), tecnologia 3D, acesso à Internet, às vezes tendo navegadores de Internet e o recurso de tornarem-se monitores de computadores. Alguns aparelhos também gravam filmes e programas, armazenando-os internamente, caso tenham memória interna, ou em pen drive.

E, embora cada função a mais signifique um acréscimo de preço – fatores que você deve levar em conta ao avaliar os seus objetivos antes de comprar a televisão – os preços desses aparelhos estão cada vez mais acessíveis.

Os televisores 3D tiveram seus valores reduzidos significativamente. Mas a melhor notícia é que, caso o seu objetivo seja apenas ter uma imagem de qualidade – aspecto mais importante em uma TV, junto com sua qualidade de som – você realmente não precisa gastar muito. Aparelhos bons nesses quesitos e com telas de 32’ a 40’ já podem ser adquiridos entre a faixa de R$ 800,00 a R$ 2.000.

lg-84-inch-3d-ultra-definition-tv-hits-markets-0Tecnologia 3D agrada a quem tem.

Caso você se interesse pela tecnologia 3D, saiba que consumidores de várias cidades brasileiras estão satisfeitos e recomendam a compra desses aparelhos. Segundo eles, é um preço justo para se pagar para poder transformar a sua sala de televisão em uma de cinema, só que com mais conforto e comodidade.

Como vemos uma imagem 3D de verdade

No mundo real, as imagens no olho esquerdo são um pouco diferentes do que a mesma imagem vista pelo olho direito. Para enxergarmos, o cérebro humano “junta” as duas imagens. À distância, o ângulo dos olhos, o lugar do objeto em relação ao fundo e o tamanho dele em relação a objetos próximos são o que criarão uma imagem real em 3D, porém, gravando (ou criando) duas imagens com pequenas diferenças no ângulo de visão e apresentando-as simultaneamente na tela da TV podem criar um efeito 3D. Contudo, ver as duas imagens ao mesmo tempo faz com quem a imagem fique muito borrada, porque muitas partes dos objetos serão vistas dobradas.

Como a TV monta a imagem 3D

Para prevenir que os olhos vejam as imagens simultaneamente, você tem que usar óculos especiais para filtrar as imagens.

No caso da TV 3D, os óculos devem ser ligados e passam a receber um sinal infravermelho de sincronização com a TV. Então, se a TV mostra uma imagem para o olho esquerdo, a parte do olho esquerdo dos óculos fica transparente e a do olho direito é escura. O mesmo acontece quando a TV emite uma imagem para o olho direito. É essa sincronização que impede a exibição ao mesmo tempo e possibilita a ilusão 3D.

Essa troca entre as imagens do olho esquerdo e do direito é muito rápida, geralmente 30 vezes por segundo. Se ela fosse menor, perceberíamos a tela piscar.

Se você pensa em comprar uma TV LCD ou 3D, mas tem algum receio de que o aparelho apresente falhas, fique tranquilo. A maioria dos fabricantes já ajustou seus produtos para que os consumidores fiquem satisfeitos, ou seja, as chances de apresentarem problemas no primeiro ano de uso são pequenas. Ainda assim, a frequência de falhas entre os modelos 3D e as TVs sem a tecnologia é quase a mesma.

Voltar ao topo