Free songs

Exercícios físicos ajudam a enfrentar a maratona de final de ano

exercc3adcios-2Confraternização da empresa, o reencontro com a turma da faculdade, happy hour com aquele grupo de amigos, compra de presentes para os amigos secretos, para a família e os amigos, festanças de Natal e Ano Novo… Ufa! O final de ano é assim, uma verdadeira maratona! Momento em que as pessoas comem e bebem demais e, na maioria das vezes, deixa os exercícios físicos de lado.

A agenda de comemorações do último mês do ano exige fôlego de atleta e alma festeira para aproveitar bem cada encontro. E para não perder o pique, nem a forma neste final de ano, Vitrine Brasil dá três dicas importantes para sair desse período sem prejuízos para a saúde: Reservar pelo menos 40 minutos do dia para uma atividade física, como caminhar no calçadão ou ir à academia; fazer uma compensação alimentar nos dias em que a noite será regada a comidas calóricas e bebidas alcoólicas; não perder muitas horas de sono e manter a hidratação quando a noite for mal dormida

Num primeiro momento, o importante é não abandonar a regularidades da atividade física, por mais que se tenha um conjunto de compromissos. Para quem malhou o ano inteiro, agora é a hora de aproveitar e até ficar uns 15 dias de férias, pois o corpo não teria prejuízo nenhum no ponto de vista condicionamento físico, já que a recuperação é mais rápida”.

Mas para aqueles que começaram a praticar exercício há pouco tempo, aí não tem jeito! Tem mesmo é que correr atrás, independente das festas, pois o corpo ainda não está preparado para isso, principalmente porque esse é um período em que se exagera na alimentação. A compensação é muito importante. Então, se tem certeza que a festa da noite será puxada em calorias, deve-se maneirar no café da manhã e no almoço para depois poder comer um pouco mais.

Para quem fez dieta o ano inteiro, ou está há meses evitando certos alimentos, como carboidratos e carnes vermelhas, é preciso ter cuidado para evitar os problemas intestinais e a má digestão. Nestas festas, não tem jeito, é sempre comum sair da dieta e, nesse caso, os riscos de um mal estar aumentam.

Se não for possível dormir até mais tarde, a água é a grande aliada para a reposição corporal, hidratação e desintoxicação do corpo. Confira nossas dicas para que seu corpo não saia dos trilhos na maratona das festas de fim de ano.

tn_620_600_Gomyde_3

1.      A primeira refeição
Comece o dia com um café da manhã reforçado: produtos à base de leite, como iogurte e queijos, além de pães, cereais matinais, frutas e sucos naturais, ajudam a dar a energia que o organismo irá necessitar para o restante do dia.
2.      Almoço leve
O almoço pode ser leve: uma rica salada com diferentes tipos de hortaliças, combinadas com peito de peru, frango grelhado e torradas.
3.      Regra das três horas
Mesmo nas festas de fim de ano, a receita de comer a cada três horas ainda é válida para evitar a brusca variação de glicemia e quebra de proteína (catabolismo). O jejum prolongado pode trazer consequências negativas, como mal-estar, tontura, desidratação e falta de disposição para enfrentar a festa noturna.
4.      Corre-corre
Se a pessoa estiver fora de casa, pode levar na bolsa biscoitos integrais, frutas picadas e sucos em uma garrafinha. Tudo para que não deixe de se alimentar.
5.      Hidratação
O consumo de líquidos deve ser constante e abundante no período do Natal. Sucos de frutas, em geral, e água de coco são ótimas opções.
6.      Movimente o corpo
Mesmo sem ir à academia, você pode treinar: deixe o carro em casa quando o trajeto for menor de seis quadras e prefira subir escadas a usar o elevador.
7.      Antecipe a ceia
Próximo à meia-noite, o organismo já se prepara para o repouso e algumas substâncias são liberadas para iniciar a indução do sono, como a melatonina, o que ocasiona a desaceleração de nosso metabolismo. Que tal adiantar a ceia para o início da noite e deixar os demais rituais do Natal, como preces e abertura dos presentes para a meia-noite?
8.      Ceia brasileira
As frutas secas podem ser utilizadas em preparações mais leves e combinadas com frutas frescas, abundantes no País. O peru de Natal pode ser preparado com frutas em calda e servido com molhos light, pouco gordurosos.
9.      Prato equilibrado
Escolha se servir de um pouco de tudo, não se esquecendo de incluir fibras. Elas diminuem a absorção de gorduras.
10.  Mastigação ativada
Mastigue bem os alimentos, pois dessa forma se sentirá saciado e consumirá uma menor quantidade de alimentos.
11.  Beba com moderação
Quem planeja evitar as bebidas alcoólicas pode optar por bebidas feitas com refrigerantes e sucos, como coquetéis que levam refrigerantes de limão e purês de frutas como pêssego ou morango.
12.  Cuidado com a digestão
Para auxiliar no processo de digestão, alguns chás de ervas, como camomila, erva-doce, erva-cidreira e de maracujá, ajudam a relaxar e a descansar após a festa.
hidratacao113.  Relax, take it easy!
Procure reservar boas horas de sono, caminhadas leves e em horas de sol fraco para fazer a síntese de vitamina D.
14.  Aproveite o tempo
Frescobol, vôlei e futebol. Seja qual for o esporte escolhido, sempre há alguma atividade que você pode fazer para queimar calorias e se divertir com os amigos.
15.  Volte à rotina
Após as festas, alimentos com pouca gordura, condimentos e temperos podem ajudar o organismo a se recuperar dos excessos. Saladas, legumes refogados, carnes magras grelhadas e frutas são ideais.

Voltar ao topo