Free songs

Cuidado foras da lei. Agente 86 está de volta.

Agente 86 foi uma comédia que nasceu como uma paródia dos filmes e séries de espionagens nos tempos da Guerra Fria e foi Agente 86apresentado originalmente pela NBC, nos Estados Unidos, de 18 de setembro de 1965 até setembro de 1969, depois foi apresentada pela CBS de 26 de setembro de 1969 até 1970, num total de 138 episódios, em cinco temporadas.

A série nasceu de uma ideia de Dan Melnick, um dos fundadores da Talent Associates, que queria produzir um seriado baseado num agente secreto dentro de um gênero cômico, pois a década de 60 foi uma época recheada de vários lançamentos de heróis-espiões como James Bond e de outros personagens/agentes que se proliferaram no cinema, televisão, livros e até em histórias em quadrinhos.

Melnick se juntou a Leonard Stern e David Susskind e começou a desenvolver o projeto com o auxílio de Mel Brooks e Buck Henry. Alguns autores mencionam que o projeto fora oferecido inicialmente para a ABC, e foi recusado pelos executivos da rede que queriam Tom Poston para protagonizar o papel de Maxwell Smart. Além disso, propunham acrescentar outros personagens, como um cachorro e uma mãe para Max, o que foi rejeitado principalmente por Mel Brooks.

Outros autores, no entanto, afirmaram que o motivo da recusa pelos executivos da Rede ABC foi porque os roteiros a eles apresentados continham cenas em que os vilões tinham a intenção de explodir a estátua da liberdade.

Verdade ou mentira e diante da recusa, o projeto foi levado para a NBC que aceitou fazer o piloto da série. Mel Brooks escolheu Don Adams para o papel principal do agente secreto, depois de assistir Don na série “The Bill Dana Show“, onde ele interpretava um detetive bem atrapalhado chamado Byron Glick.

Conta-se que quando Don foi convidado a interpretar o papel ficou bastante hesitante, mas quando descobriu que Brooks e Henry escreveriam o roteiro, aceitou imediatamente o contrato para fazer a série piloto.

Logo em seguida Henry convidou Barbara Feldon, depois de tê-la visto num comercial da Revlon e por ter sido uma das ganhadoras de um programa em que respondia questões sobre a vida e obra de Shakespeare, para fazer o papel da Agente 99, a companheira de 86.

Para completar o trio e para o papel do Chefe do Controle, foi escolhido Edward Platt, que protagonizava um personagem sério, ponderado, mas que sofria de tremenda dor de cabeça por causa das atrapalhadas que Max vivia lhe arrumando.

Voltar ao topo